Tá legal, quando se fala em segunda língua todo mundo concorda e entende a relevância e o quanto o conhecimento de outro idioma pode criar oportunidades na vida de uma pessoa. Mas será mesmo que você tem noção de como você pode ser impulsionado a um grande desenvolvimento por falar uma língua além da sua original? Confira agora neste artigo.

Os 5%

Se utlilizando do exemplo da difundida língua inglesa, o British Council realizou em 2013 uma pesquisa envolvendo estudantes e a populção matriculada em instituições de ensino de       forma geral no Brasil, revelando que apenas 5% destes brasileiros falam inglês. Com 1% apresentendo algum nível de fluência.

Não preciso nem dizer a vantagem enorme destes indivíduos, mas se vamos falar de um ponto cliché aqui, basta acrescentar que ao falar inglês você amplifica suas chances de conseguir aquele emprego desejado, com uma melhor remuneração, estudo no exterior, contato com outras culturas, avanço. E isto só nos referindo à um idioma, imagina o quanto você pode conquistar indo além.

Mas saindo do óbvio e voltando às novas perspectivas, outros estudos científicos apontaram que falar mais de um idioma regride o desenvolvimento de Alzheimer, principalmente em pessoas mais suscetíveis dando à elas 5 anos de vantagem, ou seja…

Falar Outras Línguas Faz Bem À Saúde

A maior ativação das áreas cerebrais além de contribuir para o seu desenvolvimento e para o afastamento de doenças, provoca evolução em diversas habilidades tais como:

O ampliamento de sua memorização, pois há o estímulo para aquisição de um verdadeiro universo de novas palavras e expressões

O que também acarreta no acréscimo de seu vocabulário original.

Grande evolução dos sentidos, como a capacidade de uma maior distinção de diferentes sons.

E ainda há ganhos no desempenho nas habilidades essenciais, como cálculo mental, entre outras.

Sobre O Conhecimento Disponível

Essa é uma parte fundamental. Vivemos em uma era em que é possível até mesmo portar milhares de informações no bolso, literalmente. É impressionante a quantidade de conhecimento a que temos acesso ao sermos fluentes em outro idioma. Mesmo ainda não sendo, as descobertas são absurdas. É como se nos soltássemos de amarras em novas terras férteis para explorar.

Nelson Mandela tem uma opinião sobre isso: “Se você falar com um homem numa linguagem que ele compreende, isso entra na cabeça dele. Se você falar com ele em sua própria linguagem, você alacança seu coração.”

As Línguas E A Sedução

Para finalizar, falar outros idiomas aumenta suas chances de ser interessante e conhecer pessoas incríveis. Ao se conectar com pessoas de outros países, você pode ser a experiência da viagem delas. Mas isso somente é possível ao falar a língua da pessoa ou ter a sorte dela falar português.

Apenas pense no quanto ter outro idioma aumenta o seu leque de opções. Pense no seu repertório, seu senso de pertencimento a um lugar, na sua confiança. Falar outros idiomas expande sua vida de maneiras realmente gratificantes e leva você pra frente.