Pare de Sofrer por Antecipação

Pense em ocasiões em que você teve uma tarefa em que contavam com a sua participação, algo considerado grande, que gerou muita expectativa em sua mente. Como você se sentiu? Posso arriscar que foi bombardeado por uma imensa quantidade de dúvidas, questionamentos sobre o próprio desempenho, sobre como realizar a tarefa etc. Neste artigo apresentamos uma maneira simples de lidar com a ansiedade de performance e acalmar o fluxo de pensamentos.

Como você é tomado pela pressão

Falando naquela tarefa, poderia ser por exemplo contribuir para a organização de um evento, pode acontecer de nos tornarmos agitados enquanto preparamos tudo, atuando em um ritmo tão acelerado que nos tornamos ansiosos sobre situações originadas na própria cabeça e que provavelmente nunca vão acontecer. É aí que os pensamentos nos bombardeiam. Assim começam os “e se isso ou aquilo não funcionar?”, “e se der errado?”, “será que vou conseguir?”. O que nos deixa esgotados.

Respirar é fundamental

Na próxima vez que estiver em uma situação dessas e sua mente estiver explodindo em pensamentos. Pare e volte aos fundamentos, ao mais básico princípio da vida: respirar. A simplicidade em inflar os pulmões sentindo uma porção de vida ganhando seu corpo e depois devolve-la à natureza ao expirar o ar, nos proporciona uma sensação de relaxamento e lucidez libertadoras.

Respiração traz presença

Além do gasto excessivo de energia no mundo interno dos processos mentais, o pensamento excessivo deforma o foco. Isso o tira da realidade e compromete muito o potencial para um grande desempenho. Ao tomar consciência da respiração, se concentrar nela com intencionalidade, você adquire gradativamente um estado de atenção, tranquilidade, presença mais intenso.

Nos momentos de ansiedade e agitação mental lembre-se apenas de um gesto… Respirar, o mais calmamente possível.

Escrito por Udson Brandão