A Importância Do Ato Da Escolha

Escolher… eleger entre opções, aquela com a qual você mais se identifica. É assim que você e o senso comum entendem o significado desta palavra. Mas deveria ir além…. No texto abaixo abordamos a jornada de maestria do ser humano com relação às escolhas em seu caminho.

O primeiro e mais fundamental fato que você deve perceber é que sua trajetória é unicamente sua. Por mais que uma pessoa tome os mesmos passos de outra em quem se espelhe, sua experiência nunca vai ser igual, pois os gestos, ainda que iguais, para atingir um determinado ideal de sucesso vão ser tomados de um jeito só seu, que só você sabe fazer de acordo com seus valores e com a sua interpretação da realidade.

É preciso ter em mente a determinação para sempre agir, desenvolver esta necessidade e fazer dela um hábito. Mesmo caindo, se machucando, falhando, afundando em rios lamacentos, continuar seguindo em frente, ainda que em passos pesados e debilitados. Fazer da persistência sua companheira inseparável de viagem.

A Ecolha De Cada Dia

Tenha consciência: sempre que abrimos os olhos, são postas pela vida duas opções à mesa. Ser no hoje um ser humano melhor do que ontem ou manter a estabilidade da situação de vida e o que acontece é que optar por se superar envolve abandonar temporariamente a segurança por se jogar ao desconhecido, fazer novos esforços sem garantias de êxito imediato e isto causa dor, sofrimento.

Então costumamos optar pela segunda alternativa numa falsa crença de autopreservação, de nos manter num lugar confortável. Mas essa atitude não passa de uma autoenganação. Por mais que você esteja parado em seu lugar quentinho e macio a vida continua acontecendo, o mundo continua girando, o tempo passando e de uma forma ou de outra você é afetado por isso.

A Decisão Positiva

A melhor mentalidade perante a vida para tomar ações é o otimismo, ver o universo com gratidão, alegria por estar vivo e poder fazer essa escolha, ter prazer em contribuir, buscar crescimento e evolução de si e do próximo.

Esta atitude é tão recompensadora e revigorante que se torna um hábito onde a pessoa acaba por desenvolver uma consciência de que tudo tem o seu lugar. Sejam os sentimentos ou até a sensação de precisar recorrer àquela boa zona de conforto citada antes.

Precisamos encontrar esse lado positivo da experência em nossa atual jornada pessoal. Isso acontece através da escolha entre se desenvolver ao invés de estagnar.