Nenhum de nós gosta de sentir que sua opinião não é interessante durante uma conversa. Aquela sensação de que nenhuma pessoa se importa com o que você tem a dizer, sabe? Como se sua presença fosse irrelevante, pois não há interesse das pessoas nas suas ideias. Neste artigo você vai entender porque isso acontece, além de encontrar boas dicas para lidar com a situação.

Porque Os Outros Não Te Escutam

Imagine a situação: você com um grupo de amigos, debatendo um plano pro fim de semana. Pensando os melhores lugares, pontos de encontro, opções de consumo. Daí você quis apresentar as suas idéias, expressar a sua opinião e simplesmente não conseguia completar suas frases. Parecia que os outros estavam ocupados te ignorando, falando apenas uns com os outros, sem te olhar de volta ou te interrompendo.

Ou eles até deixavam você falar, mas não consideravam nada que saía da sua boca. Descartavam seus pontos de vista e nunca perguntavam o que você acha das ideias deles.

Quando as pessoas reagem desta maneira a você, significa que encaram a interação como uma competição. É você contra vocês para ver quem está mais certo. Por isso não existe uma troca, um trabalho em equipe para o melhor andamento das coisas. E isto nos mostra que…

Estamos Pensando Demais Nas Respostas

Sim, é isso mesmo! Ao ouvirmos as palavras direcionadas a nós, estamos já pensando no que vamos dizer em seguida. Pensamos em como vamos responder baseados no que sabemos do assunto falado e acabamos deixando de prestar atenção ao que está sendo dito pelo outro.

Precisamos perceber que isso está ocorrendo, parar e voltar nosso foco às palavras da pessoa com quem estamos falando para captarmos quais as ideias que ela quer que a gente compreenda. Após escutar, devemos pensar novamente sobre as respostas que devemos dar, para finalmente respondermos baseados no que ouvimos e não no que nossos pensamentos flutuaram.

Isto faz com que a pessoa se sinta compreendida (e é de fato o que acontece), o que gera a conexão entre vocês. Desfazendo a sensação de necessidade de ter razão, por ser estabelecida uma empatia da sua parte que faz com que o outro o retribua lhe dando a chance de também ser ouvido.

Artigo por Udson Brandão. Vídeo por Felipe Marx.