Líder que é líder já nasce líder. Certamente você já deve ter ouvido essa sentença alguma vez em sua vida. O fato é que muitas pessoas ficam presas a esta afirmação de uma tal forma que acabam usando isso como desculpa para não desenvolver seus potenciais de liderança.

Tem Como Se Tornar Líder?

Claro que existem líderes que, de fato, já nascem com caraterísticas de líder, mas isso não quer dizer que somente este tipo de pessoa tenha potencial para ser um grande líder.

Conheço muitos chefes que foram desenvolvendo suas habilidades durante sua carreira, e que a longo prazo, se tornaram excelentes líderes.

Também conheço líderes que nasceram com características de liderança incorporados em suas personalidades. Muitos deles no entanto não deram o devido valor ao seu dom, e se perderam no meio do caminho. E o pior, acabaram sendo ultrapassados por aqueles que aprenderam a ser líderes.

Se você deseja ser chefe, gerente, supervisor ou diretor em uma empresa, e no fundo acha que não tem o “dom” de liderar pessoas, sugiro fortemente que levante a bunda da cadeira e vá estudar como grandes líderes se desenvolveram durante suas carreiras.

O Exemplo da História

Analisar figuras históricas do ramo de liderança, é uma ótima forma de se motivar e jamais se sentir incapaz de liderar grandes equipes. Eu recebo muitas perguntas desse tipo, e por isso resolvi gravar um vídeo em que abordo este tema com mais complexidade.

Mas antes de assistir ao vídeo responda uma pergunta. Você está preparado a enfrentar os desafios que um líder enfrenta no seu dia-a-dia? Se sua resposta for sim, só resta cair de cabeça e traçar estratégias para se chegar ao objetivo.

Uma outra dica de ouro é conviver com pessoas que já têm cargos de liderança, e ir aprendendo com elas. Não sinta vergonha de perguntar e procura-los quando precisar de alguma ajuda.

Observe os comportamentos dessas pessoas. A linguagem corporal e o jeito de influenciar pessoas podem ser espelhados. Este ó grande segredo dos líderes: Nós aprendemos com os melhores, a sermos melhores do que eles!

Te vejo no vídeo, meu caro!

Clique aqui para fazer o download do meu mais novo e-book. Nele, ensino como influenciar pessoas de maneira rápida e simples. É grátis!