Certamente você já deve ter ouvido falar na Ambev (Companhia de Bebidas das Américas), maior cervejaria da América Latina e dona de boa parte do mercado de bebidas do país.

Esta, por sua vez, possui três fundadores: Carlos Alberto Sicupira, Jorge Paulo Lemann e Marcel Herrmann Telles.

O segundo nome desse trio de sucesso, atualmente é considerado o homem mais rico do Brasil, dono de uma fortuna estimada em R$ 49,85 bilhões pela revista “Forbes”.

E é sobre ele que irei tratar neste tópico.

O modelo de gestão de Lemann, é sem dúvidas um dos melhores do mundo, pois o sucesso da companhia não surgiu por acaso, sendo que boa parte deste, foi inovada e criada por essa figura extraordinária.

Perante os desafios e crises passadas, este grande empreendedor, junto aos seus outros dois sócios, permaneceu intacto e imune a qualquer um deles.

Dica Matadora: Saiba Aqui Qual o Segredo Dos Gênios

Mas afinal, qual o segredo para tanto sucesso? E mais: O que podemos aprender com o este homem?

Bom, em meio às minhas pesquisas sobre a vida e modelo de gestão de Lemann, e levando em consideração a minha passagem pela Ambev durante três anos da minha vida, pude listar quatro principais lições que, na minha opinião, podemos aprender com este grande empresário brasileiro:

Leman

Jorge Paulo Lemann

1# Tenha um “sonho grande”

Sonhar, não só é bom, como também se faz necessário na vida de uma pessoa que deseja alcançar o sucesso em alguma área da vida.

Lemann sempre deixou claro em suas palestras e entrevistas que seu sonho sempre foi maior do que o tamanho da sua empresa.

Se você é uma pessoa que sonha pequeno, comece a mudar isso e estabeleça metas a longo prazo, visando algo que vai além do que todos acham ser possível alcançar.

Entretanto, sonhar alto é bem diferente de querer o impossível, por isso, ao estipular suas metas e objetivos, esteja ciente de que seja realmente possível alcança-los, mesmo que seja difícil.

Acredite em seu potencial, desenvolva um planejamento e trabalhe em cima dele. Logo os resultados começarão a aparecer quando você menos esperar.

2# Tenha Uma Vida Pessoal e Profissional Equilibrada

Lemann já disse em entrevistas que costuma fazer exercícios físicos durante pelo menos uma hora por dia, faça sol ou faça chuva.

Conheço muita gente que arruma várias desculpas para não cuidar da saúde, e o principal motivo disso, segunda elas, é a falta de tempo.

Daí eu te pergunto: será que o Lemann é um cara desocupado? Bom, acredito eu que ele deve ter uma agenda de compromissos lotada, com várias reuniões e assuntos importantes a serem tratados todos os dias, e mesmo assim consegue achar um tempinho livre para cuidar da saúde. Portanto, meu amigo, pare de arrumar desculpas e não deixe para cuidar de sua saúde no momento que seu médico disser que seu coração está quase parando. Vale a ressalva que o Lemann está na casa dos 70 anos, e com certeza isso comprova que o mesmo anda cuidando muito bem da saúde, o que lhe proporciona uma ótima qualidade de vida.

Vale a reflexão: de que adianta ganharmos rios de dinheiro se não tivermos saúde boa o suficiente para gasta-lo?

3# Em Momentos de Crise, Deixe O Desespero de Lado

Se você não sabe, as maiores operações feitas por Lemann em suas empresas, ocorreram em tempos de crise.

Em tempos onde a crise chega sem pedir licença, é o momento certo para parar e refletir sobre os objetivos alcançados até o presente momento, e a partir disso, projetarmos alguns passos para o futuro.

Um bom empreendedor não se afeta com a crise, pois já possui cartas na manga, as quais foram criadas antes mesmo dela surgir, já prevendo uma possível queda nos resultados.

A lição aqui é estar sempre ciente de que a qualquer momento o pior pode vir a acontecer, e em vista disso, estar preparado para possíveis dias ruins.

4# Focar Em Pessoas

Deixei essa lição por último, por ser a mais importante, na minha opinião e na do Lemann também.

A Ambev é conhecida por ter um sistema de gestão diferenciado, focado em treinamento e recrutamento de ótimos profissionais. Definitivamente este é o grande diferencial da companhia.

Entre os três sócios da Ambev, Lemann sempre foi o cara responsável por gerir e formar grandes profissionais na companhia, que juntos conseguiram fazer da fusão de duas empresas (Brahma e Antarctica), a maior cervejaria da américa latina, e posteriormente, com a expansão pelo mundo, conseguiram formar a “Inbev”, ocupando o primeiro lugar do ranking de maior cervejaria do mundo.

Saber identificar talentos, é sem dúvidas um dos maiores segredos para tanto sucesso, segundo Lemann.

Portanto, o fator “pessoas”, ainda que vivamos num mundo totalmente tecnológico, continua sendo o mais importante dentro de qualquer empresa.

A capacidade de saber identificar talentos e onde enquadrar cada um deles dentro de uma empresa, é uma forte característica presente em pessoas de alto valor. Com isso, devemos “copiar” esta mentalidade empreendedora, caso desejamos ter um negócio de sucesso, independentemente do ramo de atividade.

No geral, acreditar no ser humano, por mais difícil que seja essa tarefa, é algo que jamais devemos deixar de lado.

Aqui entra vários aspectos, como liderança, técnicas de desenvolvimento pessoal e profissional, comunicação, relações interpessoais, entre outros que devem estar presentes no “sangue” de quem almeja ter uma carreira bem-sucedida.

Portanto, busque informações sobre como lidar com pessoas, e caso sonhe em se tornar um bom líder, procure se aprofundar um pouco mais no assunto .

Acredite: as pessoas mudam o mundo.

Sonhar grande, separar vida pessoal da profissional, manter-se focado perante os desafios e formar ótimos profissionais, são lições para a vida toda, acima de tudo… Lições essas que foram passadas por um homem que nunca permitiu que seus sonhos fossem menores que suas realizações: Lemann.

Se você quer aprender a influenciar mais pessoas a sua volta, baixe agora o e-book “Como Influenciar Pessoas: Os Quatro Segredos das Multinacionais”