Conseguir o primeiro emprego pode ser um grande desafio para a maioria dos jovens que buscam uma oportunidade no mercado de trabalho. Mercado esse que cada vez mais fica competitivo.

Mas será que existe um meio de facilitar essa trajetória rumo ao tão sonhado primeiro emprego?

A resposta é sim,. Isso mesmo, se você seguir um passo a passo, ficará mais perto do seu objetivo principal.

Não saía por aí atirando para todos os lados, e fazendo as coisas de qualquer jeito, pois essa é a uma das formas mais eficazes de deixar você bem mais distante do seu sonho.

O primeiro passo é ter objetivo claros em mente, e saber onde está e onde pretende chegar.

É bem provável que neste momento o seu único objetivo seja conseguir um emprego, mas você deve pensar mais alto, ir além disso, e buscar lá dentro do seu eu, um sonho maior, para que não corra o risco de se acomodar depois que conseguir entrar no mercado.

O segundo passo é causar uma boa impressão, e isso está vinculado a se vestir e se apresentar com uma ótima aparência perante às empresas que pretendem contratar você.

Nunca se esqueça de ir bem vestido pras entrevistas: cabelo cortado, unhas bem feitas, sapato ou sapatênis, calça jeans ou social e uma camisa.

Jamais vá de tênis para uma entrevista de emprego.

Lembre-se: uma boa primeira impressão pode ser a principal responsável pela sua contratação.

O terceiro passo é ter um currículo bem feito. Pesquise boas formas de elaborar um bom currículo e mãos a obra.

Mesmo não possuindo experiência nenhuma, por se tratar de um primeiro emprego, vale substituir o campo “experiências profissionais”, por “atividades extracurriculares”, dando ênfase à alguma atividade que você fez, como participação em eventos, seminários, trabalhos comunitários e etc.

O quarto ponto é pesquisar sobre a empresa. Sempre que uma empresa lhe chamar para uma entrevista, corra para o google e pesquise sobre a mesma. Pesquise um pouco sobre a história, localização da sede, numero de filiais, quantidade de funcionários, etc.

Tendo esse tipo de informação, será impossível de você cair na pegadinha do entrevistador, quando o mesmo perguntar se você já havia ouvido falar da empresa pela qual está concorrendo a uma vaga.

O quinto ponto é ser criativo. Cada vez mais as empresas buscam por profissionais mais criativos , que fujam do senso comum e que possam fazer a diferença dentro da corporação.

Estimule sua criatividade e se force a pensar no que pode ser feito de diferente para alcançar ótimos resultados em prol do setor e empresa como um todo.

O sexto e último passo, é postura. Aqui você já deve demonstrar poder de decisão e competência, chamando os problemas pra si, e procurando resolve-los da melhor forma possível.

Uma dica matadora é: nunca leve problemas sem soluções pro seu chefe.

Sempre que for levar alguma “bucha” para seu chefe imediato, leve no mínimo três possíveis soluções para aquele problema, pois fazendo isso ele verá você como um funcionário proativo, que não só descobre as falhas no dia-a-dia, como também busca soluções eficazes para as mesmas.

Veja ese vídeo onde ilustro melhor este assunto… Deixe nos comentários abaixo do vídeo, suas dúvidas e sugestões.

E se você deseja aprender a se conectar profundamente com as pessoas, baixe o meu ebook grátis onde eu ensino o passo a passo para você criar fortes conexões emocionais com as pessoas:

Como Se Conectar Com As Pessoas Em 4 Passos